Depois de anos de trabalho, queremos poder descansar tranquilos, diminuir nossa rotina de trabalho, desfrutar mais da nossa família e do nosso tempo.
Para que possamos fazer isso, precisamos antever certas situações que podem nos favorecer ou nos prejudicar. Uma delas, sem dúvida, é a aposentadoria.
No momento de pedir sua aposentadoria é importante que você tenha todas as informações necessárias, para que possa escolher qual o benefício previdenciário de aposentadoria que melhor lhe atenderá (sim, são várias espécies, com diferentes rendas).
Com a Reforma da Previdência, que entrou em vigor com a Emenda Constitucional nº 103/2019, foram instituídas várias regras de transição, para aqueles segurados que ainda não haviam preenchidos os requisitos para aposentadoria antes de 13/11/2019 (data da reforma).
Ou seja, se você já era contribuinte do INSS, mas ainda precisava atingir idade mínima ou alcançar determinado tempo de serviço, você irá se encaixar em alguma dessas regras, que são bem diferentes entre si.
Existem formas diferentes de calcular o valor das diferentes aposentadorias e, por isso, pode, por desconhecimento, vir a requerer uma espécie de aposentadoria que possua renda menor do que outra.
Com o Planejamento Previdenciário, você consegue saber qual a data em que será possível fazer o pedido de aposentadoria, qual requisito ainda falta completar, quanto tempo você ainda terá que contribuir, qual valor contribuir, em quanto tempo você terá retorno do dinheiro investido para se aposentar.
Enfim, são informações cruciais para que você possa fazer a melhor escolha estando devidamente informado. Caso esteja em vias de se aposentar e preocupado com seu futuro financeiro, não deixe de contratar este serviço com um especialista em direito previdenciário.