O CNIS é um dos documentos mais importantes para o segurado do INSS. Você já ouviu falar dele?
O Cadastro Nacional das Informações Sociais (CNIS), é um banco de dados do Governo Federal que contém informações trabalhistas e previdenciárias dos trabalhadores – funciona como um “extrato previdenciário”.
É dele que o servidor do INSS tira as informações necessárias para a análise do pedido do segurado referente a benefícios previdenciários. Por isso, é muito importante que ele esteja sempre atualizado.
O CNIS pode apresentar algumas informações divergentes ou mesmo ausência de informações. Algumas dessas situações vêm informadas via indicadores, mas outras só serão percebíveis com uma análise mais aprofundada.
Veja algumas ocorrências que podem aparecer no CNIS e que exigem regularização:
Dados cadastrais desatualizados, com erros ou ausência de informações;
● Erro ou ausência de informação nas datas de admissão, ou demissão;
● Ausência ou erro no valor de contribuição;
● Contribuição paga em atraso;
● Ausência de vínculo empregatício.
Caso as ocorrências não sejam resolvidas, o tempo de contribuição ali não será considerado. O grande problema é que, normalmente, o segurado só descobre essas pendências quando seu pedido vem indeferido.
Para evitar essa situação, é crucial contar com a expertise de um advogado especialista em direito previdenciário que fará uma análise previdenciária completa em seu CNIS.