Essa pequena sigla quer dizer muita coisa, fique atento!
CNIS significa Cadastro Nacional de Informações Sociais. Este documento possui informações muito importantes sobre as contribuições previdenciárias que já foram feitas em seu nome, seja como empregado, seja como contribuinte individual ou facultativo.
Nesse cadastro estão consignados todos seus vínculos empregatícios, bem como a remuneração sob a qual foi recolhida a contribuição. Ao final do documento, podemos ainda verificar alguns indicadores, que nos mostram situações que precisam ser alteradas/corrigidas no momento de requerer algum benefício previdenciário.
Você deve estar se perguntando “como consigo emitir este documento?”, correto? Para nossa sorte, é fácil!
É só logar no site do “meu.inss.gov.br” e digitar no campo de pesquisa a palavra CNIS e clicar em Extrato de Contribuições (CNIS).
Ao final da página vai ter a opção “baixar PDF”, você clica e deixa assinalada a opção “Relações Previdenciárias e Remunerações”. Prontinho, um arquivo em PDF será baixado no seu computador/smartphone.
Com este documento podemos calcular se o cliente já possui tempo suficiente para requerer aposentadoria, se possui carência, se possui qualidade de segurado.
Ou seja, é muito importante que o cliente tenha o CNIS em mãos antes de requerer qualquer benefício previdenciário.